Investigação Detalhada e Avaliação de Risco

Home / Detalhe do serviço

O que é a Investigação Detalhada?

A Investigação Detalhada é um estudo que busca caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI), determinar as concentrações e quantificar as massas das substâncias químicas de interesse (SQIs), especialmente nos hot spots ou centros de massa, definir tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação identificadas no estudo de Investigação Confirmatória, definir a dinâmica de transporte e simular prognósticos de evolução da contaminação, identificar as vias de exposição e receptores para a realização de Avaliação de Risco.

Como esse estudo é feito?

Essa determinação deve ser realizada com base nos resultados analíticos obtidos por meio de métodos diretos de investigação, como sondagens e instalação de poços de monitoramento para análises de solo e água subterrânea, e por meio de modelos matemáticos. A interpretação dos resultados das análises realizadas nas amostras coletadas é feita por meio da comparação dos valores de concentração obtidos com os Valores Orientadores para Solo e Água Subterrânea da CETESB, possibilitando a atualização do modelo conceitual da área (MCA 3).
Nesta etapa também são realizados o levantamento topográfico do empreendimento e em áreas contaminadas por hidrocarbonetos, por exemplo, são realizadas medições dos compostos orgânicos voláteis (VOC) a fim de determinar a profundidade da coleta de amostras de solo.
Na Avaliação de Risco é definido se há risco aos receptores expostos e potencialmente expostos às substâncias químicas de interesse (SQIs) presentes na Área Contaminada sob Investigação (ACI) e decidir sobre a necessidade ou não de implementação de medidas de intervenção, visando viabilizar o seu uso, atual ou futuro, de forma segura. Para isso, a CETESB elaborou as planilhas para avaliação de risco em áreas contaminadas sob investigação, que devem ser aplicadas na quantificação do risco à saúde humana e no estabelecimento de concentrações máximas aceitáveis (CMAs).

Classificação da Área e Próximos Passos

Finalizada a Avaliação de Risco, o modelo conceitual da área (MCA4) é atualizado, bem como a classificação da área que pode passar a ser classificada como Área Contaminada com Risco Confirmado (ACRi) ou Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME). Quando classificada como ACRi, deve-se prosseguir com a realização da etapa de elaboração do Plano de Intervenção (Remediação) e, quando classificada como AME, deve-se prosseguir com a realização da etapa de Monitoramento para Encerramento. A norma utilizada para orientação é a ABNT NBR 15515-3: Avaliação de Passivo Ambiental em solo e água subterrânea. Parte 1: Investigação Detalhada. A CETESB dispõe a Decisão da Diretoria nº 038/2017, estabelecendo nela o procedimento para gerenciamento de áreas contaminadas em seu Anexo 2.

Entre em contato conosco para conduzir esse estudo da sua área e garanta a conformidade estrita com as regulamentações e atendendo as exigências do órgão ambiental.

Siga nossas Redes Sociais 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!