O que é a fumaça preta?
Em linhas gerais, trata-se da fuligem que, no caso de veículos movidos a diesel, sai pelo escapamento de caminhões e caminhonetes, por exemplo. Essa fumaça é composta por material particulado e substâncias tóxicas como CO, NOx, HC, SOx etc, os quais são gases que poluem o ar e causam uma série de impactos.
Impactos na saúde
Esses poluentes contribuem para a degradação da qualidade do ar e afetam a saúde humana, causando doenças respiratórias e cardiovasculares.
Segundo a OMS¹, é estimado que cerca de 4,3 milhões de mortes prematuras ocorreram por conta da poluição do ar, todo ano no mundo, além de 20 a 30% das doenças respiratórias estarem relacionadas a este fator.
Por serem partículas muito pequenas, elas se suspendem na atmosfera e podem adentrar nosso organismo, causando tais problemas. Além disso, ainda há os impactos causados no meio ambiente.
Impactos ambientais
A fumaça preta prejudica a qualidade do ar, afeta a visibilidade e contribui para as mudanças climáticas, que tantos desastres têm trazido para nós. Ainda, seus poluentes podem se depositar no solo e na água, contaminando ecossistemas e prejudicando a biodiversidade.
É por isso que os órgãos ambientais estão atuando fortemente quanto a isto.
Fiscalização
A CETESB, órgão ambiental do estado de São Paulo, realiza ações de fiscalização em pontos localizados nas principais rodovias do estado. Isto aconteceu mais recentemente, dia 11/06/2024, com uma campanha de fiscalização que resultou em 445 autuações, dentre mais de 35mil de veículos fiscalizados.
O valor da autuação é de 60 UFESPs, o que equivale a R$2.121,60 em 2024. Contudo, como incentivo, o órgão ambiental possibilita a redução da multa em 70% do valor na seguinte situação:
- Não tenha havido a mesma autuação nos últimos 12 meses;
- Comprovar a regularização do veículo com Relatório de Emissão de Opacidade (RMO) emitido por empresa participante do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD), em até 60 dias após o recebimento da penalidade.
Regularização é a chave
A melhor alternativa, tanto para diminuir os impactos, quanto para não ser autuado, é a regularização dos veículos movidos a diesel, nesse caso.
É evidente que temos diversas outras fontes de emissão de gases poluentes e que agravam as problemáticas que envolvem a saúde e o meio ambiente, bem como que devemos agir sobre todas elas. O fato é que esta é uma alternativa específica – e que está em prática – para o caso desse tipo de veículo.
Afinal, a qualidade do ar e os resultados que colheremos de nossas ações estão na mão de todos. Fique de olho e opte sempre pela alternativa menos poluente que estiver ao seu alcance.
—
¹ Poluição atmosférica na ótica do Sistema Único de Saúde : vigilância em saúde ambiental e qualidade do ar [recursoeletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.