Home / Blog

Fumaça preta: impactos e fiscalização de veículos a diesel

O que é a fumaça preta?

Em linhas gerais, trata-se da fuligem que, no caso de veículos movidos a diesel, sai pelo escapamento de caminhões e caminhonetes, por exemplo. Essa fumaça é composta por material particulado e substâncias tóxicas como CO, NOx, HC, SOx etc, os quais são gases que poluem o ar e causam uma série de impactos.

Impactos na saúde

Esses poluentes contribuem para a degradação da qualidade do ar e afetam a saúde humana, causando doenças respiratórias e cardiovasculares.

Segundo a OMS¹, é estimado que cerca de 4,3 milhões de mortes prematuras ocorreram por conta da poluição do ar, todo ano no mundo, além de 20 a 30% das doenças respiratórias estarem relacionadas a este fator.

Por serem partículas muito pequenas, elas se suspendem na atmosfera e podem adentrar nosso organismo, causando tais problemas. Além disso, ainda há os impactos causados no meio ambiente.

Impactos ambientais

A fumaça preta prejudica a qualidade do ar, afeta a visibilidade e contribui para as mudanças climáticas, que tantos desastres têm trazido para nós. Ainda, seus poluentes podem se depositar no solo e na água, contaminando ecossistemas e prejudicando a biodiversidade.

É por isso que os órgãos ambientais estão atuando fortemente quanto a isto.

Fiscalização

A CETESB, órgão ambiental do estado de São Paulo, realiza ações de fiscalização em pontos localizados nas principais rodovias do estado. Isto aconteceu mais recentemente, dia 11/06/2024, com uma campanha de fiscalização que resultou em 445 autuações, dentre mais de 35mil de veículos fiscalizados.

O valor da autuação é de 60 UFESPs, o que equivale a R$2.121,60 em 2024. Contudo, como incentivo, o órgão ambiental possibilita a redução da multa em 70% do valor na seguinte situação:

Regularização é a chave

A melhor alternativa, tanto para diminuir os impactos, quanto para não ser autuado, é a regularização dos veículos movidos a diesel, nesse caso.

É evidente que temos diversas outras fontes de emissão de gases poluentes e que agravam as problemáticas que envolvem a saúde e o meio ambiente, bem como que devemos agir sobre todas elas. O fato é que esta é uma alternativa específica – e que está em prática – para o caso desse tipo de veículo.

Afinal, a qualidade do ar e os resultados que colheremos de nossas ações estão na mão de todos. Fique de olho e opte sempre pela alternativa menos poluente que estiver ao seu alcance.


¹ Poluição atmosférica na ótica do Sistema Único de Saúde : vigilância em saúde ambiental e qualidade do ar [recursoeletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

Siga nossas Redes Sociais 

Recente Blog

Entre em contato conosco

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!