Remediação de Áreas Contaminadas

Home / detalhes do serviço

O que é?

A remediação consiste em um conjunto de técnicas aplicadas para o tratamento de áreas contaminadas, sendo divididas em técnicas de tratamento, quando destinadas à remoção ou redução da massa de contaminantes, e técnicas de contenção ou isolamento, quando destinadas a prevenir a migração dos contaminantes. De acordo com o §2º do Art. 44 do Decreto nº 59.263/2013, as medidas de remediação por tratamento devem ser priorizadas, cuja aplicação tem como objetivo principal atingir as metas de remediação definidas por meio da redução da massa dos contaminantes nos meios afetados, com o objetivo de viabilizar o uso atual e futuro da área no espaço de tempo mais curto possível. 
Para estabelecimento do Plano de Intervenção devem ser avaliadas as medidas de intervenção consideradas técnica e economicamente viáveis e as consequências de sua aplicação. Ainda de acordo com a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C, as medidas de intervenção podem ser agrupadas em função da duração de sua aplicação, podendo ser de curto (dias a 12 meses), médio (1 a 5 anos) ou longo prazo (5 anos ou mais). 

O critério de seleção das técnicas a serem aplicadas no site deve considerar a disponibilidade da técnica, sua aplicabilidade considerando as substâncias químicas de interesse (SQIs) e o meio contaminado, as consequências de sua aplicação, o custo, o histórico de utilização da técnica para casos similares e o tempo necessário para atingimento das metas de remediação.
O processo de remediação utilizado pela CBC Ambiental ocorre através da Estação de Tratamento CBC que possui um sistema integrado, envolvendo técnicas de bombeamento, separação de material sobrenadante – fase livre (se houver), extração de vapores, injeção de ar (Air sparging), sistema de filtragem, associados com processo de biorremediação.
Durante o serviço de remediação são realizadas campanhas periódicas de amostragem de água subterrânea nos poços de monitoramento e/ou solo. Através dos resultados analíticos obtidos nas campanhas de amostragem é realizada uma avaliação criteriosa a respeito das medidas de remediação para tratamento implantadas no site, sugerindo alterações durante o período de execução do projeto caso necessário, a fim de melhor direcionar o processo de remediação.

 

Classificação da Área e Próximos Passos

Uma vez que as medidas de intervenção são adotadas, a área de interesse passa a ser classificada como Área Contaminada em Processo de Remediação (ACRe) e, após o atingimento das metas de remediação, o sistema de tratamento poderá ser desativado e a área passará a ser classificada como Área em Processo de Monitoramento para Encerramento (AME), dando início ao monitoramento para encerramento. A CETESB dispõe a Decisão da Diretoria nº 038/2017, estabelecendo nela o procedimento para gerenciamento de áreas contaminadas em seu Anexo 2.

Responsável pela área, faça a remediação. Uma área contaminada pode causar diversos danos irreparáveis à saúde humana e ao meio ambiente. Fale conosco para cuidar do seu passivo e assegurar total conformidade do serviço perante aos órgãos competentes.

Siga nossas Redes Sociais 

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!